Reunião Mediúnica
São reuniões privativas, de comunicação com os espíritos, previamente indicadas para este gênero de atividade espírita, onde participam: o dirigente e seu substituto; médiuns com mediunidade ostensiva (psicofônicos, psicógrafos, videntes, audientes, etc.); médiuns esclarecedores; e equipe de apoio (passe, irradiações, prece).
A comunicação mediúnica não tem a finalidade pura e simples de ouvir os espíritos, deve ocorrer segundo programação determinada pelos mentores espirituais, constituindo oportunidades outras como a melhor compreensão da realidade, bem como o exercício da caridade no auxílio dos irmãos desencarnados em desequilíbrio.
A reunião mediúnica apresenta as seguintes etapas:
- Fase preparatória:
Leitura introdutória de página evangélico-doutrinária, sem comentários.
- Prece de abertura da reunião: clara, objetiva, simples e concisa.
- Leitura e breve comentário de trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo, ou estudo de obra espírita, relacionada à mediunidade, por tempo que não exceda 30 minutos.
- Fase de manifestação dos Espíritos
- Momento mais importante da reunião, caracterizada pela manifestação mediúnica dos Espíritos e pelo esclarecimento de Entidades sofredoras, pelo diálogo. O Tempo destinado a essa fase é de, no máximo, 60 minutos.
- Pode ocorrer, ou não, manifestação de um benfeitor espiritual.
- Fase de encerramento
– Reserva-se alguns minutos para irradiações ou vibrações mentais, gerais e/ou específicas, concedendo aos médiuns oportunidade para se refazerem do transe mediúnico.
– Prece final, semelhante a inicial.
– Avaliação da reunião: momento em que os participantes relatam suas impressões e percepções, oferecendo, assim, subsídios à melhoria contínua do trabalho. Trata-se de uma avaliação restrita ao grupo, evitando-se comentários fora da reunião para pessoas que não fazem parte da equipe.
Horário
Às terças-feiras – 19h00 (Reunião privativa)